terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Bíblia de segunda-feira



Gosto muito e admiro aqueles que sabem contar histórias. Um dos grandes mestres nessa arte de narrar fatos é Jesus. Fico admirado quando leio os evangelhos e observo a facilidade que possuía para explicar o antigo testamento para todo o tipo de público, de maneira natural, objetiva, que trazia para dentro do cotidiano das pessoas as palavras de Moisés, as histórias dos heróis da Fé, as leis, e assim respondia os anseios do povo e alimentava a multidão com ensinamentos práticos.
Já ouvi vários sermões. Alguns cansativos, outros dinâmicos, engraçados, porém, poucos respondiam os dilemas da segunda-feira. Muitos falavam de coisas abstratas, como fé, amor, bondade, mansidão, arrependimento, salvação, vida eterna, mas: Como usar tudo isso na prática, na segunda-feira, após o culto de domingo?
Jesus falava sobre ansiedade usando os lírios do campo e as aves do céu, e assim, explicava a respeito do cuidado de Deus para conosco. Ele também ensinou sobre o evangelismo usando sementes e semeador... Sim, o povo entendia o que ele estava falando. E como temos transmitidos a mensagem do evangelho às pessoas? Será que os hinos que cantamos são de fácil entendimento para o não cristão? Será que é fácil para aqueles que nunca leram a bíblia, chegar a uma igreja e entender quando cantamos: “Jeová é o teu cavaleiro, que cavalga para vencer”... Ou “move as águas Senhor, move as águas”... Ou ainda, “se diante de mim, não se abrir o mar, Deus faz me fazer andar sobre as águas...”? Será que entendem quando falamos: “Entregue sua vida a Jesus, ficar em espírito de oração, vigiar, levita, unção, vaso ou “tá amarrado””? Será que temos sido claros no que ensinamos?
Enfim, será que ao sair do culto no domingo aqueles que ouviram a mensagem da Bíblia, pregada por nós, entenderam e saberão como aplicar o que foi ensinado na segunda-feira, no trabalho, na escola, nos relacionamentos com vizinhos e familiares? Que nós, ministros do evangelho, possamos nos comprometer estudar e meditar na Palavra de Deus, a fim de entendê-la de tal forma que ensiná-la será simplesmente conversar sobre o cotidiano, aplicando suas verdades não somente no domingo, mas durante toda a semana. Que o abstrato entre em nosso coração de tal forma, que a verdade bíblica torne- se concreta em nossa vida.
Pr.Junio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário