quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O DIA DA TROCA



Após avisar seus discípulos a respeito de sua morte e ressureição e repreender o apostolo Pedro por tentar impedi-lo de cumprir o seu chamado, Jesus então ensina sobre o processo de viver a vida cristã: Negar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-LO.
Posteriormente, a pergunta é: “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma, e o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mateus 26:16b)”.
Ao ler essa última frase, fiquei pensando sobre essa pergunta: “O que o homem poderá dar em troca de sua alma?”.
Neste mundo corrido, e concorrido, somos pressionados todos os dias. Ser o melhor esposo, o pai mais responsável e divertido, o aluno mais destacado, o filho mais obediente, o funcionário exemplar, sem contar ainda a cobrança que nós mesmo criamos como, por exemplo, ser alguém bem sucedido, ter o carro x, o celular y, morar na melhor casa, enfim, são inúmeras situações que nos cercam no cotidiano. E, preocupados em responder essas demandas, assumimos compromissos e estabelecemos metas pessoais que consomem cada segundo do nosso dia e após uma longa jornada de trabalho, chegamos em casa cansados, estressados e totalmente imersos em planos para o dia seguinte.
Nosso relacionamento com Deus resume-se em algumas frases de espanto como: Ai meu Deus, Deus me livre e Deus me ajude. Talvez também haja uma breve lembrança ao deitar-se ou ainda um pedido de proteção antes de sair para mais um dia exaustivo de trabalho. Entregamos nossa vida à nossa rotina e viramos escravos de nossas necessidades pessoais (e por que não, ministeriais) e assim, sobrevivemos todos os dias.
E nesse turbilhão de responsabilidade, posso afirmar, trocamos nossa alma por coisas passageiras. Sim, ao fazer um paralelo com a vida cristã ensinada na Bíblia, vejo que devido às ocupações diárias e a necessidade de responder aos pedidos da sociedade na qual estamos inseridos, estamos longe do chamado de Cristo e de seguir seus exemplos.
Enquanto ele diz que o fardo d’Ele é leve e suave, abraçamos o peso de buscar o reconhecimento perante os outros e também nos pressionamos para atingirmos as metas que estabelecemos. Jesus ensina a confiar e crer que Deus cuida e sustenta cada um dos seus filhos, por isso, não devemos nos preocupar ou ficar ansiosos por coisa alguma. Mas, preferimos passar noites em claro, buscando alternativas para quitar nossas dívidas, que, diga-se de passagem, em muitas ocasiões poderiam ter sido evitadas.
E então, qual o segredo para vivermos neste mundo e ainda assim não perdemos nossa alma?
Resposta:
Entregue-a para o único cuidador de almas que conheço: JESUS. Relacione-se com Ele. Reserve um momento para falar com Cristo sobre suas dores, sonhos, alegrias, metas. Medite na Bíblia, leia os evangelhos, aprenda com o GRANDE MESTRE. Descanse n’Ele. Curta sua família. Aproveite as bênçãos de Deus.
Que hoje seja O DIA DA TROCA, e que possamos perder nossa vida por amor a Ele e para Ele, até que em nosso coração tenhamos a certeza de que: “Eu vivo, mas  não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2,20).

Pr. Junio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário